O curso de Serviço Social na modalidade de educação a distância da Universidade Unopar tem a missão de capacitar o aluno para o exercício profissional do Assistente Social, profissão regulamentada pela Lei Nº. 8.662, de 7 de junho de 1993.
O Assistente Social é um profissional capaz de atuar na gestão e aplicação dos serviços, políticas públicas, programas e projetos sociais, junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, bem como empresas, entidades e organizações populares, no que tange a garantia e ampliação dos direitos sociais, pautado na defesa intransigente dos direitos humanos. Para isso, a graduação proporciona os conhecimentos necessários a respeito da formação social, política e econômica do Brasil contemporâneo; fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social; ética profissional; fundamentos das políticas sociais; movimentos sociais; pesquisa social, planos e projetos e demais conhecimentos considerados indispensáveis à formação deste profissional. O currículo do curso é formado por disciplinas específicas da profissão e de outras áreas que contribuem para a formação profissional.
No curso de Serviço Social você também irá exercitar reflexões críticas atreladas à proposição e à intervenção frente às expressões da questão social que irão fornecer as bases para o desenvolvimento da prática profissional em seu contexto de atuação.
A formação do Assistente Social deve ser de cunho humanista, dessa forma, uma das características fundamentais para a escolha da profissão é ter interesse em atuar frente à realidade social, principalmente no que diz respeito às vulnerabilidades.
Ter uma atitude crítica, reflexiva e propositiva, além de compreender a importância do respeito frente às diferenças de cunho social também são características importantes para quem está pensando em cursar o bacharelado em Serviço Social.
Devido ao reconhecimento da importância dos direitos humanos e da necessidade de intervenção no combate à exploração, pobreza e à discriminação ao longo dos anos, a profissão demanda, cada vez mais, profissionais capacitados e comprometidos. O Assistente Social pode atuar em um mercado de trabalho plural, em diferentes contextos onde se instalam as demandas profissionais, compreendendo as áreas da assistência social, saúde, previdência social, educação, relações de trabalho, habitação, criança e adolescente, idoso, dentre outros, de forma a garantir o acesso aos direitos sociais.
– Dentre as competências do Assistente Social podemos citar:
– Elaboração, implementação, execução e avaliação de políticas sociais;
– Elaboração, coordenação, execução e avaliação de planos, programas e projetos da área;
– Encaminhamento de providências e orientação social a indivíduos, grupos e à população;
– Planejamento, organização e administração de benefícios e serviços sociais;
– Planejamento, execução e avaliação de pesquisas que contribuam para a análise da realidade social e subsídio às ações profissionais;
– Prestação de assessoria e consultoria à órgãos públicos, empresas privadas e outras entidades, bem como apoio à movimentos sociais no que tange a área profissional;
– Realização de estudos socioeconômicos para fins de benefícios e serviços sociais;
– Realização de vistorias, perícias, laudos e pareceres técnicos sobre o Serviço Social;
– Treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social;
– Direção e coordenação de Unidades de Ensino e cursos de Serviço Social, além de assumir disciplinas e funções do magistério na área;
– Direção e coordenação de associações, centros, núcleos de estudo e pesquisa em Serviço Social, dentre outros.
(Lei Nº. 8.662, de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão de Assistente Social no Brasil.)
Respeitamos a Lei LGPD e temos responsabilidade com seus dados!
Pagina Inicial
Cursos
Contato
Acesso ao Portal
Desenvolvido por Nobreak Marketing
Fale pelo Whatsapp