O curso de Licenciatura em Educação Especial da Unopar prepara profissionais docentes para atuação no ensino de pessoas com necessidades especiais, de acordo com os princípios da Educação Inclusiva. Alguns exemplos são deficiências físicas, sensoriais (surdez, cegueira), intelectuais, transtornos globais de desenvolvimento (espectro autista), altas habilidades e superdotação.
O licenciado em Educação Especial está apto para desempenhar um trabalho pedagógico pautado na metodologia de ensino que efetive a escolarização desse público. Ele conta com habilidades profissionais que contribuem para a implementação de práticas e ações inclusivas na área educativa — potencializando o desenvolvimento e aprendizagem dessas pessoas.
A GRADE CURRICULAR
O currículo acadêmico da Licenciatura em Educação Especial é diversificado, e inclui disciplinas com foco em:
● introdução às deficiências;
● desenvolvimento;
● cognição e afetividade atendimento educacional especializado;
● fundamentos da educação especial e inclusiva;
● Libras e Braille;
● tecnologia assistiva;
● ética e diversidade;
● neurociência e aprendizagem.
A matriz curricular é construída em uma perspectiva atualizada e pautada pela inclusão. Prepara profissionais capazes de atuar tanto na docência, em espaços escolares e não escolares, quanto no atendimento especializado e consultoria.
O DIA A DIA DE ESTUDOS
Os estudantes têm a flexibilidade EAD a seu favor para colocar os conhecimentos em prática. O ambiente online favorece a troca de ideias e o acesso a materiais virtuais, que facilitam a rotina de estudos. Somada ao corpo docente conceituado, essa facilidade otimiza o processo de aprendizagem e prepara o graduando para uma realidade semelhante no mercado.
O curso foi elaborado para pessoas que se interessam pelo processo de inclusão de modo geral. Mas também contempla aquelas que querem fazer carreira na área da educação, com conhecimento acadêmico e prático necessários às demandas atuais que envolvem alunos especiais.
O ESTUDANTE IDEAL PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL
O aluno da faculdade de Educação Especial geralmente é comunicativo, tem facilidade de interação interpessoal e gosta de se envolver com temas sociais. Ele já traz um compromisso com a busca por uma sociedade mais democrática, igualitária e justa. Sobretudo quando se trata de educação, por um viés inclusivo e que valoriza a diversidade.
Esse estudante tem um perfil crítico, reflexivo e ético, mas também se mostra resiliente e criativo diante dos desafios e diferentes situações da profissão. Afinal, sabe que seu papel enquanto profissional também é de agente formativo de cultura e educação, pautado pela atuação contextualizada, humanista, investigativa e inovadora.
O mercado de trabalho é amplo para quem é formado em Educação Especial, envolvendo desde setores diversos do ensino até instituições de saúde, centros comunitários ou secretarias de educação.
AS PRINCIPAIS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO
O profissional pode atuar na docência de serviços de apoio e atendimento educacional especializado dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. No que se refere ao apoio pedagógico especializado, tem como opções:
● escolas regulares de ensino;
● instituições especializadas;
● diretorias e secretarias de ensino;
● serviços de consultoria;
● classes hospitalares e em serviços itinerantes e de ensino domiciliar.
O FUTURO DO MERCADO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
No Brasil, ainda há poucos profissionais especializados nessa área, e a demanda é cada vez maior. Isso porque a inclusão é uma necessidade que tem sido debatida e expandida. Portanto, especialistas no tema são cada vez mais importantes.
Ainda vale ressaltar que, no mercado, a média salarial é de R$ 3.178,03*². Pesquisas também mostram um crescimento de 26% na procura deste profissional nos últimos 10 anos. Assim, o curso desenvolve competências alinhadas a esse mercado e às diretrizes mais atuais, respeitando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
A abordagem inclusiva, somada à consciência de que todas as pessoas têm necessidades e possibilidades, promove uma formação de conhecimento especializado e condizente com as reais situações do cotidiano escolar brasileiro. Aos profissionais já licenciados, inclusive, essa é uma ótima possibilidade de ampliar a área de atuação.
1 Dado do MEC, documento de Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
2 Dado da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Governo Federal
*Sujeito a alteração
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